GRANDE MÍDIA IMPRESSA 31.05.2023: Câmara aprova marco temporal em novo revés para o governo. Espera por ‘carro popular’ de Lula derruba vendas
*Manchetes do dia*:
“Câmara aprova marco temporal em novo revés para o governo. Texto determina que terras indígenas devem se restringir a áreas ocupadas ou reclamadas até a promulgação da Carta de 1988.” *Manchete de capa da Folha*.
“Espera por ‘carro popular’ de Lula derruba vendas; pacote pode durar um ano. Média diária de negócios em maio caiu quase 14% ante abril.” *Manchete de capa do Estadão*.
“Câmara aprova texto que limita demarcação de terras indígenas. Proposta que fragiliza direitos dos povos originários vai ao Senado.” *Manchete de capa do O Globo*.
“Tensão monetária e fiscal e intervencionismo são desafios para crescimento mais forte. País enfrenta quadro adverso para expansão mais firme; arcabouço e reforma tributária podem mudar cenário.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.
“Perdas do Fundo vão atingir folha salarial da educação.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.
“Câmara aprova Marco Temporal.” *Manchete de capa do Estado de Minas*.
“Câmara aprova limite à demarcação de reservas.”*Manchete de capa do Zero Hora*.
“Enfermagem. Sindicato aponta omissão do governo do estado com a saúde” *Manchete de capa do Diário de Pernambuco*.
*Editoriais do dia*:
_*FOLHA*_
“Mesuras ao ditador. No afã de apoiar autoritarismo da Venezuela, Lula apequena diplomacia brasileira.”
“Espanha polarizada. Premiê arrisca antecipar eleição geral para reverter vitória regional da direita.”
_*O GLOBO*_.
“Recepção de Lula a Maduro foi vexatória. Ditador venezuelano foi tratado pelo presidente brasileiro como se fosse um “amigo de fé” democrata.”
“Descalabros perdoados pela PEC da Anistia envergonham classe política. Deputados e senadores insistem em levar adiante proposta que anula as sanções impostas pela Justiça Eleitoral”
*ESTADÃO*_
“Lula envergonha o Brasil. Vexame na recepção a Nicolás Maduro rasga de vez a fantasia da ‘frente ampla democrática’.”
“Reprovação em massa no teste da transparência. É mau presságio para a democracia 23 Assembleias tirarem notas regular, ruim e péssima em ITGP”
“A tentação do crédito subsidiado. Presidente do BNDES acha ‘indispensável’ a volta do subsídio e flerta com erros passados.”
_*VALOR ECONÔMICO*_.
“Improvisos e indefinições no caminho do carro popular. Incrível que um governo que diz pretender colocar a agenda verde no centro de seu planejamento tente ressuscitar uma má ideia em circunstâncias tão inoportunas.”
Bolsa de Valores
Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a terça-feira, 30, em queda de -1,24%, a 108.967 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,58%, a R$ 5,04.
Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo
Edição: Sérgio Botêlho
Fale com o editor