De Copa, desgaste político e falta de animação

Sérgio Botêlho Amanhã será a abertura oficial da Copa do Mundo, quando jogarão Rússia X Arábia Saudita, inaugurando o torneio. Enquanto isso, segundo as últimas pesquisas de opinião pública,

Sérgio Botêlho

Amanhã será a abertura oficial da Copa do Mundo, quando jogarão Rússia X Arábia Saudita, inaugurando o torneio. Enquanto isso, segundo as últimas pesquisas de opinião pública, o brasileiro ainda não entrou no clima para valer.

A falta de apetite nacional com um dos torneios esportivos mais prestigiados do mundo, senão o mais prestigiado, tem muito a ver com aqueles 7 X 1 contra a Alemanha, em 2014, dentro do Brasil.

Contudo, a maior causa da apatia está mesmo na crise política e econômica vivida pelo país, inclusive por conta da última greve dos caminhoneiros, que mexeu demais com a vida do brasileiro, e mexe, até hoje.

No domingo, às 15 horas, horário de Brasília, o Brasil entra em campo estreando na Copa, contra o seu mais forte adversário, nessa primeira fase: a Suíça. Até lá, a expectativa é de que o clima mude. Mas, está difícil.

Enquanto isso, ontem foi dia de mais desgaste para a política, já que o senador José Agripino, do DEM do Rio Grande do Norte, presidente nacional do partido, tornou-se réu, pela segunda vez, no Supremo Tribunal Federal.

Ainda no STF, a Primeira Turma decidiu que ministros de Estado não terão mais direito a foro privilegiado e, por isso, encaminharam uma ação à qual responde o ministro Blairo Maggi, da Agricultura, à primeira instância. Outros casos também seguirão o mesmo caminho.

Também, no STF, o agronegócio entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade da Medida Provisória que instituiu a tabela, para fretes dos transportes rodoviários de carga, baixada pelo governo para atender os caminhoneiros.

De outra parte, os advogados de Lula, preso em Curitiba, ingressaram com ação no Superior Tribunal de Justiça reclamando da demora do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre em julgar os últimos recursos do ex-presidente.

Os advogados argumentam que a demora prejudica a análise dos recursos nos tribunais superiores, e pediram a liberdade de Lula, até o julgamento dos recursos. O pedido foi negado pelo ministro Felix Fischer. Há outro recurso semelhante tramitando no STF.

Enfim, a deputada federal Cristiane Brasil, filha do ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, foi alvo de uma ação da Polícia Federal que apura irregularidades no Ministério do Trabalho.

Foi, desse jeito, o dia de ontem. E ainda temos três dias para terminar a semana, e aguardar a estreia do Brasil na Copa do Mundo. Eu mesmo vou torcer como sempre, de forma apaixonada. Mas, que está muito complicado animar a turma, isso está.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.